quinta-feira, 11 de agosto de 2016

STARTUP

Startups são somente empresas de internet? Não necessariamente...
Elas só são mais frequentes na Internet porque é bem mais barato criar uma empresa de software do que uma de agronegócio ou biotecnologia, por exemplo, e a web torna a expansão do negócio bem mais fácil, rápida e barata - além da venda ser repetível. 
Mas há uma definição mais atual, que parece satisfazer a diversos especialistas e investidores: uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. 
Mesmo assim, um grupo de pesquisadores com uma patente inovadora pode também ser uma startup, desde que ela comprove um negócio repetível e escalável. Quando se torna escalável, a startup deixa de existir e dá lugar a uma empresa altamente lucrativa. 
Caso contrário, ela precisa se reinventar - ou enfrenta a ameaça de morrer prematuramente.


A bem da verdade, na atualidade fazemos uma imediata vinculação de startup com internet, até porque ouvimos e vemos mais atuação dessas atividades no mundo digital.

Sabe o que aprendemos, entre outras tantas coisas, com essa estruturação das startups, 

1º) que mesmo atividades novas precisam de bases coerentes de planejamento e execução;

2ª) que empresas precisam ter escala quantificável para seus produtos ou serviços; 

3ª) que atividades precisam investir em inovação e qualificação para terem produtos e preços competitivos; 

4º) que o ciclo de sobrevivência ou desaparecimento das empresas tem íntima semelhança mesmo no campo de atividades diversas, e 

5º) que o canal virtual de negócios deve potencializar as atividades, mais que simplesmente as vendas....precisa de cultura organizacional que possa interagir com o cliente diuturnamente...


Quando Marx, em outras palavras, afirmava em seu livro "O Capital", que a força motriz do capitalismo é o lucro... hoje podemos afirmar, sem medo de errar, e por ordem de grandeza que a maior força motriz econômica de todos os tempos ... é o sonhar, pensar e agir humano, isso vale para pessoal, como para o profissional e o empresarial...Prova disso são as startups digitais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário