quinta-feira, 16 de novembro de 2017

A TEORIA DO CAOS APLICADA AO CASO CONCRETO DO RJ

Lembro-me, salvo ledo engano meu, que a inicial Teoria do Caos proposta por Edward Lorenz, transformou-se em uma das principais Leis do Universo, pois sua essência encontra-se incrustada em quase tudo que nos cerca.

A Ideia principal da teoria do caos é que uma mudança pequena e sem importância no início de um evento qualquer pode trazer consequências enormes e absolutamente desconhecidas do futuro, por isso tais eventos seriam praticamente imprevisíveis e podendo ser extremamente caóticos.
Essa descrição acima define bem, o que pode acontecer com uma Decisão Errada ou Certa... Até porque o único e verdadeiro Mestre Jesus, já advertia sobre esse ensinamento.

O “Decisium” de hoje do TRF-2, por unanimidade, sobre os Deputados Picciani, Melo e Albertassi pode não ser o definitivo da Justiça, pois ainda cabe recurso e no estado democrático de direito, pressupõe ampla e inquestionável defesa, mas caso não seja acompanhado, mesmo assim registrou um alerta emblemático sobre Teoria do Caos Político no nosso Estado, logo no mínimo o recado foi dado, e merece não ser desprezado por ninguém, seja como uma sinalização pedagógica ou punitiva, ou vice versa, ou ainda, ambas juntas, aí fica a gosto do leitor!

O desgaste dos políticos é grande, e isso ninguém pode negar, pois é fato. Apesar de não existir Democracia fora, acima ou abaixo da Política, mas também reconhecemos que não existe a mesma Democracia dentro e no centro da Corrupção, ainda mais nas Sistêmicas. Pois como afirmar Democracia se pessoas que precisam da saúde ficam sem assistência, que pessoas que necessitam de educação qualidade não são atendidas, se pessoas que precisam de empregos estão desempregadas, se pessoas que precisam de segurança são violentadas, enfim se pessoas que precisam de tudo não tem nada ou quase nada. Pergunto-me, que Democracia é essa?
Na verdade o cenário nos mostra que estamos subordinados na sua grande maioria a Interesseiros, Corruptos e Incompetentes, que fazem o que querem, não o que o povo precisa... fazem para “SI” e não para NÓS.
Sabe, fico pensando quanta carga deixada para a população levar... pagamos o preço alto de tudo e por tudo...quantos Planos Econômicos que deram errados...quanto dinheiro gasto sem qualidade...gerando tantas mortes!
Será que se fizermos uma Contabilidade de todo Caos que nos impuseram, quais seriam os números?
Seria com certeza um Passivo do tamanho do Brasil e de todos Brasileiros, com dividendos de sofrimentos espalhado por todos os cantos, por certo os recursos desperdiçados atingiram direta ou indiretamente nosso País e nossos Irmãos, não é verdade?

Mas não quero ser aquele que somente toca a trombeta do Apocalipse.
Quero crer que estamos em uma fase transitória de profundas mudanças, haja vista as Decisões que vem sendo implementadas na Lava-Jato e em outras Operações, envolvendo principalmente Polícia Federal, MPF, e alguns setores da Justiça, apesar de ainda tímidos, abanadas pela maioria da sociedade como um todo, mas que começa a disseminar outra cultura de Estado.
Só não querem mudanças os imutáveis.

E olha que ser imutável é uma burrice, com toda certeza, pois o mundo em que ora vivemos é fundamentalmente flexível á mudanças constantes de todas as ordens.
Dizer que todos somos Corruptos ou Corruptores é um erro (pois quem define quem somos... somos nós mesmos), existem pessoas probas e do bem, e sempre existirão, pois desde que mundo é mundo... existe a dicotomia do bem e do mal.

Contudo, precisamos mudar para Melhor e Maior, e não para Pior e Menor, até porque reconhecidamente somos falhos e pecadores por essência. Mas essa essência não deve nos prender a continuar no erro, ainda mais quando ele é público e objetivo, e que irá comprometer presente e futuro do ser humano, coisificando pessoas.

Amanhã (17/11/17) à ALERJ deve se reunir para apreciar a prisão decretada pela Justiça Federal de 2ª Instância, nossa esperança é que seja mantido o Julgado, e que não sejam discordantes na sua maioria e construam outra decisão, pois seria um Mal e grande Erro, agravando ainda mais a crise política no Estado com profundas consequências, até porque o Judiciário deixou o Legislativo Estadual na Berlinda! Dessa feita seria avocada à Teoria do Caos, e também como afirmava Jean-Paul Sartre que:
O PIOR MAL É AQUELE AO QUAL NOS ACOSTUMAMOS!!!

Sendo assim, não podemos nos acostumar com o mal que nos fizeram e continuam a fazer...
Poderia aproveitar e entrar agora nessa Esteira a Intervenção Federal, Renúncia ou Cassação do Governador e Vice-Governador, pois motivos não faltam para isso!